Conheça mais sobre a história da Jabuticasa

 

O estúdio Jabuticasa pode ser definido como uma mescla do universo escandinavo com o espírito carioca. Tudo começou quando o designer industrial Thiago Antonelli, sócio-fundador da marca, cursou mestrado em um instituto que foi o pilar para seu desenvolvimento e refinamento estético, o Umeå Institute of Design – Suécia – reconhecida como uma das melhores escolas de design do mundo.

 

UMEA Institute of Design

 

Além do aprofundamento em projetos, o UID possibilitou o encontro com Thomas Mach, designer dinamarquês com quem Thiago começou o Projeto t+t, em 2010. Deu-se então, o início de uma linha de produtos que foi muito bem recebida pela mídia especializada e pelo mercado de consumo de decoração.

Em 2011, Thélvyo Veiga, colega de faculdade de Thiago, associou-se à t+t. Designer formado pela PUC e com 1 década de experiência no mercado, logo tornou-se personagem chave para a viabilização dos projetos. Com o êxito da coleção de móveis e a boa aceitação dos decoradores e arquitetos pelos produtos, Thiago e Thélvyo aproveitaram a oportunidade para sair do modelo de terceirização da produção para montarem fábrica própria.

 

Thélvio Veiga, na oficina Jabuticasa

 

A ideia da marca Jabuticasa veio apenas em 2013. Como resposta à necessidade de renovar o portfólio da marca – uma vez que a parceria t+t havia diminuído o ritmo de lançamentos em razão da decisão de Thomas em tentar nova vida profissional no Japão, e a chegada de seus 3 filhos nos anos seguintes. Thélvyo e Thiago viram na Jabuticasa uma forma de continuar a gerar novos projetos e renovar o portfólio da empresa. Em 2018 a Jabuticasa elaborou um acordo com Thomas Mach e integrou a coleção t+t, unificando as marcas. Atualmente, a Jabuticasa trabalha em projetos desenhados por Thiago Antonelli e uma nova coleção em colaboração com Thomas está a caminho. 

 

Thiago Antonelli, projetando no Estúdio Jabuticasa

 

Fotos: Eduardo Magalhães e Gabi Carrera

 

Conheça mais sobre as peças da Jabuticasa aqui